Aprenda como fazer Iogurte Grego Caseiro super saudável e natural

Aprenda como fazer Iogurte Grego Caseiro super saudável e natural

Aprenda como fazer Iogurte Grego Caseiro super saudável e natural

Aprenda como fazer Iogurte Grego Caseiro super saudável e natural

O guia simples sobre como fazer iogurte grego caseiro saudável (com apenas dois ingredientes)

Essa é uma receita super fácil, simples de fazer e rende bastante (o que é ótimo pra quem tem família grande e quer economizar). Você pode fazer toda semana! O iogurte grego é ótimo para comer no café da manha ou no lanche, acompanhado de frutas ou granola. Prepare sem açúcar e adoce à gosto no momento em que for comer!

O que é Iogurte?

Bem, o leite é feito de caseína e soro de leite. Caseína é o que coalha e é usada para fazer queijo e iogurte, enquanto o soro de leite é a substância aquosa que sobra quando o leite coalha.

O que é Iogurte Grego?

Então, o que é iogurte grego? O iogurte grego é essencialmente o mesmo que o iogurte normal, com a adição de uma etapa crítica – coar! No final, o iogurte é coado para remover o excesso de soro aquoso, criando um produto mais espesso e denso em proteínas. 

Ingredientes do Iogurte Caseiro

O iogurte é uma fermentação, o que significa que é criado pela adição de algumas bactérias (iogurte) a uma substância que contém açúcar (leite) e permitindo que as bactérias comam o açúcar. Então, para fazer iogurte em casa, você só precisa de 2 ingredientes:

  • Iogurte : Certifique-se de usar um iogurte de boa qualidade que tenha culturas “vivas” ou “ativas”.
  • Leite : o leite integral produz a melhor textura para o iogurte caseiro.

O resultado da fermentação é sempre ácido, gás ou álcool. A fermentação do leite nos dá ácido, resultando no sabor ácido do iogurte!

Como fazer o Iogurte Grego Caseiro

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral
  • 1 copo de iogurte natural (comprado no supermercado assegure-se de que a embalagem indique apenas 2 ingredientes: leite e fermento lácteo)

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, ferva o leite. Logo depois, apague o fogo e deixe esfriar um pouco, até chegar ao ponto em que você consiga deixar o dedo nele por até 10 segundos sem se queimar.
  2. Em seguida, misture o iogurte natural no leite, mexendo até que o iogurte esteja bem incorporado. 
  3. Logo após, tampe a panela e a embrulhe em um pano grande ou toalha e deixe dentro do forno. Caso esteja frio, ligue a luz do forno para mantê-lo aquecido e deixe descansando de 6 a 8 horas (ou durante a noite!).
  4. Você pode comer o iogurte assim, ou coar para fazer o iogurte grego. Assim, para coar, coloque uma peneira forrada com pano de prato limpo (procure reservar um apenas para fazer iogurte) por cima de uma tigela grande e deixe coando na geladeira por no mínimo 2 horas (ou durante a noite), até atingir a consistência desejada.
  5. Transfira o iogurte grego que ficou na peneira para um recipiente limpo e armazene na geladeira por até 1 semana.

Mais ideias de café da manhã que você vai adorar:

Delicioso Waffle Salgado de Fermentação Natural Feito com Descarte de Levain

Tortilha de Aipim sem Glúten

Omelete Cremoso com Queijo

Smoothie de Banana com Coco

Açaí Low Carb com apenas 4 ingredientes

Compartilho essa receita de Iogurte Grego Caseiro com todo meu amor. Espero que você goste tanto quanto nós. Então, se você fizer, me conta! Eu adoraria saber! E se você gostou dessa receita, não se esqueça de avaliá-la! Bom apetite!

Aprenda como fazer Iogurte Grego Caseiro super saudável e natural

Fonte: https://www.liveeatlearn.com/greek-yogurt/