Descubra 7 benefícios da batata doce

Descubra 7 benefícios da batata doce

Descubra 7 benefícios da batata doce

Descubra 7 benefícios da batata doce

Descubra 7 benefícios da batata doce e incorpore esse alimento natural e delicioso no seu dia a dia!

A batata doce é um vegetal em forma de raiz, um tubérculo doce e rico em carboidratos e é cultivada em todo o mundo. Assim, ela tem uma grande variedade de tamanhos e cores – incluindo laranja, branca, rosa e roxa – e todas são ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

A batata doce é boa pra que?

Muitas pessoas se perguntam se as batatas doces são realmente boas, e sim, ela é! Existem alguns benefícios para a saúde de quem consome a batata doce, portanto, encontrar maneiras de incorporá-las às receitas que você gosta é uma ótima maneira de melhorar sua dieta e aumentar sua nutrição! Enfim, a batata doce tem um perfil nutricional impressionante. 

7 benefícios da batata doce:

1. Ela é uma boa fonte de vitaminas C e A

Uma xícara de batata-doce assada fornece quase metade de suas necessidades diárias de vitamina C. A mesma porção também fornece 400% (!) de sua ingestão diária recomendada de vitamina A. Ambos os nutrientes são vitais para apoiar a função imunológica, o que é especialmente importante durante a temporada de gripes e resfriados. A vitamina A também é fundamental para manter a saúde da pele, visão e função dos órgãos.

2. Ela é uma boa fonte de muitos outros nutrientes também

Uma porção de batata doce fornece um terço de sua necessidade de manganês, um mineral que ajuda a produzir colágeno e promover a saúde da pele e dos ossos. Você também obterá entre 15 e 30% de várias vitaminas do complexo B e minerais, incluindo potássio (mais sobre isso abaixo).

RELACIONADO: Descubra 7 Benefícios do Leite de Aveia

3. A batata doce é uma potência antioxidante

As vitaminas A e C também funcionam como antioxidantes que protegem as células contra o envelhecimento e doenças. Para ter ainda mais antioxidantes, escolha a batata doce roxa. Assim, o pigmento que lhes dá sua linda tonalidade tem propriedades antioxidantes particularmente potentes.

4. É anti-inflamatória

Sabe-se há muito tempo que a inflamação não controlada e de baixo grau aumenta o risco de quase todas as doenças crônicas, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer. Os compostos anti-inflamatórios naturais da batata doce demonstraram reprimir a inflamação no nível celular: pesquisas feitas em animais mostraram redução da inflamação no tecido cerebral e no tecido nervoso após o consumo de extrato de batata-doce roxa.

RELACIONADO: Batata doce assada na Airfryer

5. Ela não causa picos de açúcar no sangue

Alguns podem considerar a batata-doce como muito rica em amido/carboidratos, mas seu alto teor de fibras as torna um amido de queima lenta – o que significa que não aumentam os níveis de açúcar no sangue e insulina. Então, uma xícara de batata doce assada fornece cerca de 6 gramas de fibra, o que é mais de um quarto do mínimo diário recomendado.

6. A batata doce ajuda a regular a pressão arterial

Uma xícara de batata-doce cozida com casca fornece 950 mg de potássio. Isso é mais que o dobro da quantidade de uma banana média. O potássio essencialmente varre o excesso de sódio e fluido para fora do corpo, o que reduz a pressão sanguínea e reduz a pressão sobre o coração. Assim, o potássio também ajuda a regular o ritmo cardíaco e as contrações musculares. De acordo com o National Health and Nutrition Examination Survey, menos de 2% dos americanos atingem a meta diária recomendada de potássio de 4.700 mg.

7. Ela pode ajudar na perda de peso

Cerca de 12% do amido da batata-doce é amido resistente, uma substância semelhante à fibra que seu corpo não digere e absorve. Um estudo descobriu que substituir apenas 5,4% da ingestão total de carboidratos por amido resistente resultou em um aumento de 20 a 30% na queima de gordura após uma refeição. Assim, o amido resistente também estimula o corpo a bombear mais hormônios indutores de saciedade.

Como cozinhar a batata doce?

Adoro assar a batata doce, acho que assim ela fica mais saborosa e docinha. Você também pode cozinhar, assar no forno, na airfryer, fazer um purê, uma sopa, fazer estilo chips, batata palha ou fritas… Também fica excelente em preparações de doces saudáveis, como brownies e bolos.

Compartilho esses 7 benefícios da batata doce com todo meu amor pela alimentação natural e saudável! Então, para desfrutar do sabor da batata doce e das suas vantagens para a saúde, você pode fazer algumas dessas receitas simples e deliciosas que se encontram aqui no blog:

Como fazer batata doce na airfryer

Veja como eu fiz esse purê de batata doce roxa simples e delicioso

Como fazer batata doce palha super crocante com apenas 3 ingredientes

Chips de batata doce no forno e na airfryer

Batata doce assada na Airfryer

Descubra 7 benefícios da batata doce