Medalhão de Filé Suíno com Molho de Vinho do Porto

Medalhão de Filé Suíno com Molho de Vinho do Porto

Rate this post

Medalhão de Filé Suíno com Molho de Vinho do Porto

Medalhão de filé suíno com molho de vinho do porto. Um prato rápido, sofisticado e delicioso para as suas festas de fim de ano!  

Medalhão de Filé Suíno com Molho de Vinho do Porto

Chegou a melhor época do ano pra gente que ama comer bem! Vem Natal! E confraternizações! Vem Ano Novo! VEM TODO MUNDOOOO!

Mas vamos combinar que por mais que seja a melhor época pra comer comidas boas, final de ano é a pior época de cozinhar. É calorão na cozinha que chama né? Então, pensando em te poupar do sofrimento de passar calor na beira do fogão, trago essa receita super simples, porém toda trabalhada na chiqueza: Medalhão de filé suíno ao molho de vinho do Porto!

Medalhão de Filé Suíno com Molho de Vinho do Porto

Carne de porco casa super bem com um molho com toque adocicado, né? Então nessa receita também vai o cranberry no molho, uma frutinha seca pra lá de gostosa que você encontra com preço camarada em lojas de produtos naturais que vendem a granel. Não tem cranberry? Sem problemas. Usa a nossa boa e velha amiga PASSAS, rainha dos pratos de Natal. Eu sou totalmente team passas! Mas se você não curte, pode deixar de usar esse ingrediente, pois o vinho do porto junto com a cebola já concede o adocicado necessário para o sucesso do prato.

Como fazer o Medalhão de Filé Suíno com Molho de Vinho do Porto

Ingredientes

  • 1 Filé mignon suíno (de 400g a 500g)
  • 1/2 cebola média cortada em meia lua
  • 1 dente de alho picado (1 colher de chá)
  • 1 colher de sopa bem cheia de manjericão
  • 1/2 xícara de vinho do porto
  • 1/2 xícara de cranberry (ou passas)
  • 1 fio de azeite de oliva extra virgem
  • Sal à gosto (usei 1/2 colher de sobremesa bem rasa)
  • pimenta do reino moída na hora
  • 1 punhado de amêndoas laminadas para decorar

Modo de Fazer

  1. Primeiramente, tempere o filé suíno com sal à gosto. Eu usei meia colher de sobremesa BEM rasa.
  2. Logo após, em uma panela com um fio de azeite, refogue o filé até dourar de todos os lados. Retire da panela e coloque em uma assadeira. Leve ao forno médio para dourar por cerca de 15 minutos.
  3. Na mesma panela, em fogo baixo, refogue o alho, a cebola e o manjericão até que a cebola amoleça.
  4. Em seguida, após dourar a carne no forno, volte com o filé para a panela com o refogado de alho e cebola e regue com o vinho do porto. 
  5. Logo depois, deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, regando de vez em quando com o vinho do porto, até que a carne esteja macia.
  6. Cinco minutos antes do final do cozimento, adicione o cranberry. 
  7. Por fim, fatie o filé em rodelas e sirva numa travessa dispondo o molho ao redor. Decore o molho com amêndoas laminadas. Bom apetite!

Gente, fica TÃO MACIO E TÃO SUCULENTO! Sirva com um arroz bem soltinho e farofa! Também fica ótimo junto com uma saladinha mais leve ou maionese.

Enfim, sem desculpas, galera. Façam que é simples e é sucesso! Mas já aviso que o povo vai querer comer e repetir, então fazer essa receita dobrada, se você tiver muitos convidados, com certeza é uma boa ideia!

Medalhão de Filé Suíno com Molho de Vinho do Porto

MAIS RECEITAS PARA O FINAL DE ANO:

Compartilho esse Medalhão de Filé Suíno com Molho de Vinho do Porto com todo meu amor. Espero que você goste tanto quanto nós. Se você fizer, me conta! Eu adoraria saber! E se você gostou dessa receita, não se esqueça de avaliá-la! Bom apetite!

Medalhão de Filé Suíno com Molho de Vinho do Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.