Chester Natalino Recheado com Farofa

Oi, Chester Natalino recheado com farofa! Que maravilha! Um chester desses, minha gente! Suculento, lindo, delicioso e super fácil de fazer. Tá na hora de impressionar a família toda!
Então, gente… Como a farofeira de carteirinha que eu sou (vide o último post da farofa de natal), esse prato clássico da culinária brasileira não podia faltar, certo?
Preciso confessar que não fiz pro Natal! Fiz pra gente comer durante a semana mesmo. O que aconteceu foi o seguinte: depois da nossa viagem, nós voltamos falidos pro Brasil. Eu já estava conformada em inventar refeições só com o que a gente tinha na despensa e no freezer pro mês inteiro, mas Deus nos presenteou com uma cesta de Natal do trabalho do Leandro! YES! E nela veio esse chester lindo! Pensei imediatamente: mas é claro que eu vou fazer essa belezura pra gente comer durante a semana e economizar uns bons reais!
Mas eu não poderia cometer o crime de fazer qualquer receita com esse chester. Eu não poderia jogá-lo no forno com um tempero qualquer. E comer com um acompanhamento qualquer.
Eu precisava honrar esse chester!

Então, obviamente, a decisão já estava tomada: será um chester mágico maravilhoso, porém simples – como a maioria das receitas desse blog. E precisa ser recheado com farofa (tinha bastante farinha na despensa, é claro. Não pode faltar!)
E aqui está a receita da farofa de natal simples e deliciosa, meus amigos. Igualmente fácil de fazer! Vocês vão precisar dela pra rechear o chester ok? Então vai lá primeiro no post da farofa, faz a receita e depois volta aqui pra terminar essa obra prima suprema da culinária natalina brasileira. Modéstia, a parte.
Depois de fazer a farofa, é só preparar o tempero do chester, que é vapt-vupt, e partir pro abraço! Quer dizer, partir colocar o recheio, fechar o chester e mandar pro forno. E eu te prometo, meu amigo – é fácil. Mais fácil do que você imagina. E o resultado final é maravilhoso.
Vamos lá?
O tempero é a mistura mágica de manteiga, alho, sal e pimenta! Antes de começar a temperar, tire o saquinho de miúdos (eu congelei e depois verei o que vou fazer com eles, mas muita gente faz caldo ou farofa. Não jogue fora!) e deixe o chester descongelado fora da geladeira por 30 minutos, pra que ele fique em temperatura ambiente e asse todo por igual. Para descongelar o chester, deixe na geladeira de 24 a 48h, dependendo do tamanho da sua ave. O meu tinha uns 3kg e eu deixei 1 dia e meio na geladeira.
Deixe a água do chester escorrer e seque-o com papel toalha antes de espalhar o tempero!
Depois de espalhar bem o tempero pela pele e por dentro, na cavidade da ave, recheie com a farofa.
Feche o chester com palitos de dente, amarre suas coxas com um barbante e leve ao forno numa assadeira com grelha, de preferência, pra que a pele fique sequinha! Mas se fizer sem grelha também dá certo e fica bom, tá gente! Sem stress.

Você vai assar assim em aberto mesmo. Sem papel alumínio! O forno precisa estar preaquecido.

Se você observar que as asas e as coxas estão ficando mais escuras que o resto da ave, pode enrolar apenas essas partes com papel alumínio. porém, eu nunca precisei fazer isso!
Quando o termômetro subir, tá pronto! Viu, não te disse que era fácil? Vamos lá! Faça em casa, que você super vai impressionar a família toda com essa receita.
Por aqui, nós jantamos essa riqueza de chester quase a semana toda, e vou te contar:
Parecia que já era Natal. Todas as noites.
Como fazer Chester Natalino Recheado com Farofa
Serve: 10 pessoas
Tempo de Preparo: 35 mins
Tempo de Cozimento: 1 hr 40 mins
Total: 2 hrs 15 mins
Ingredientes
- 1 ave tipo Chester de 3kg
- 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de alho amassado/triturado
- sal e pimenta do reino à gosto. (usei 2 colheres de sobremesa de sal)
- farofa para rechear e decorar
- palitos de dente e barbante para fechar o chester
- forma com grelha (opcional)
Modo de Fazer
- Deixe o chester descongelado fora da geladeira por 30 minutos, para que fique em temperatura ambiente. Retire o saquinho de miúdos de dentro do chester.
- Em seguida, preaqueça o forno alto (260 graus).
- Logo após, escorra a água do chester e seque-o por dentro e por fora com papel toalha.
- Depois, misture a manteiga em temperatura ambiente, o alho amassado, o sal e a pimenta. Espalhe o tempero no Chester por fora e por dentro.
- Em seguida, recheie com a farofa e prenda as extremidades da pele com palitos.
- Logo depois, coloque em uma forma, de preferencia com grelha, e leve ao forno alto, preaquecido, por 30 minutos.
- Então abaixe a temperatura para média (200/220 graus) e asse até o termometro subir (aqui demorou 1h10min. Coloque o timer de 30 em 30 minutos e vá checando!)
- Aguarde 10 minutos antes de servir.
- Por fim, coloque em uma travessa decorada com o restante da farofa e Feliz Natal!
