Chester Natalino Recheado com Farofa

Chester Natalino Recheado com Farofa

Rate this post

Chester Natalino Recheado com Farofa

Chester Natalino Recheado com Farofa

Oi, Chester Natalino recheado com farofa! Que maravilha! Um chester desses, minha gente! Suculento, lindo, delicioso e super fácil de fazer. Tá na hora de impressionar a família toda!

Então, gente… Como a farofeira de carteirinha que eu sou (vide o último post da farofa de natal), esse prato clássico da culinária brasileira não podia faltar, certo?

Preciso confessar que não fiz pro Natal! Fiz pra gente comer durante a semana mesmo. O que aconteceu foi o seguinte: depois da nossa viagem, nós voltamos falidos pro Brasil. Eu já estava conformada em inventar refeições só com o que a gente tinha na despensa e no freezer pro mês inteiro, mas Deus nos presenteou com uma cesta de Natal do trabalho do Leandro! YES! E nela veio esse chester lindo! Pensei imediatamente: mas é claro que eu vou fazer essa belezura pra gente comer durante a semana e economizar uns bons reais!

Mas eu não poderia cometer o crime de fazer qualquer receita com esse chester. Eu não poderia jogá-lo no forno com um tempero qualquer. E comer com um acompanhamento qualquer.

Eu precisava honrar esse chester!

Chester Natalino Recheado com Farofa

Então, obviamente, a decisão já estava tomada: será um chester mágico maravilhoso, porém simples – como a maioria das receitas desse blog. E precisa ser recheado com farofa (tinha bastante farinha na despensa, é claro. Não pode faltar!)

E aqui está a receita da farofa de natal simples e deliciosa, meus amigos. Igualmente fácil de fazer! Vocês vão precisar dela pra rechear o chester ok? Então vai lá primeiro no post da farofa, faz a receita e depois volta aqui pra terminar essa obra prima suprema da culinária natalina brasileira. Modéstia, a parte.

Depois de fazer a farofa, é só preparar o tempero do chester, que é vapt-vupt, e partir pro abraço! Quer dizer, partir colocar o recheio, fechar o chester e mandar pro forno. E eu te prometo, meu amigo – é fácil. Mais fácil do que você imagina. E o resultado final é maravilhoso.

Vamos lá?

O tempero é a mistura mágica de manteiga, alho, sal e pimenta! Antes de começar a temperar, tire o saquinho de miúdos (eu congelei e depois verei o que vou fazer com eles, mas muita gente faz caldo ou farofa. Não jogue fora!) e deixe o chester descongelado fora da geladeira por 30 minutos, pra que ele fique em temperatura ambiente e asse todo por igual. Para descongelar o chester, deixe na geladeira de 24 a 48h, dependendo do tamanho da sua ave. O meu tinha uns 3kg e eu deixei 1 dia e meio na geladeira.

Deixe a água do chester escorrer e seque-o com papel toalha antes de espalhar o tempero!

Depois de espalhar bem o tempero pela pele e por dentro, na cavidade da ave, recheie com a farofa.

Feche o chester com palitos de dente, amarre suas coxas com um barbante e leve ao forno numa assadeira com grelha, de preferência, pra que a pele fique sequinha! Mas se fizer sem grelha também dá certo e fica bom, tá gente! Sem stress.

Chester Natalino Recheado com Farofa

Você vai assar assim em aberto mesmo. Sem papel alumínio! O forno precisa estar preaquecido.

Chester Natalino Recheado com Farofa

Se você observar que as asas e as coxas estão ficando mais escuras que o resto da ave, pode enrolar apenas essas partes com papel alumínio. porém, eu nunca precisei fazer isso!

Quando o termômetro subir, tá pronto! Viu, não te disse que era fácil? Vamos lá! Faça em casa, que você super vai impressionar a família toda com essa receita.

Por aqui, nós jantamos essa riqueza de chester quase a semana toda, e vou te contar:

Parecia que já era Natal. Todas as noites.

Como fazer Chester Natalino Recheado com Farofa

Serve: 10 pessoas

Tempo de Preparo: 35 mins

Tempo de Cozimento: 1 hr 40 mins

Total: 2 hrs 15 mins

Ingredientes

  • 1 ave tipo Chester de 3kg
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de alho amassado/triturado
  • sal e pimenta do reino à gosto. (usei 2 colheres de sobremesa de sal)
  • farofa para rechear e decorar
  • palitos de dente e barbante para fechar o chester
  • forma com grelha (opcional)

Modo de Fazer

  1. Deixe o chester descongelado fora da geladeira por 30 minutos, para que fique em temperatura ambiente. Retire o saquinho de miúdos de dentro do chester.
  2. Em seguida, preaqueça o forno alto (260 graus).
  3. Logo após, escorra a água do chester e seque-o por dentro e por fora com papel toalha.
  4. Depois, misture a manteiga em temperatura ambiente, o alho amassado, o sal e a pimenta. Espalhe o tempero no Chester por fora e por dentro.
  5. Em seguida, recheie com a farofa e prenda as extremidades da pele com palitos.
  6. Logo depois, coloque em uma forma, de preferencia com grelha, e leve ao forno alto, preaquecido, por 30 minutos.
  7. Então abaixe a temperatura para média (200/220 graus) e asse até o termometro subir (aqui demorou 1h10min. Coloque o timer de 30 em 30 minutos e vá checando!)
  8. Aguarde 10 minutos antes de servir.
  9. Por fim, coloque em uma travessa decorada com o restante da farofa e Feliz Natal!
Chester Natalino Recheado com Farofa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.