Como Fazer Ricota Caseira Super Fácil

Como Fazer Ricota Caseira Super Fácil

Rate this post

Como Fazer Ricota Caseira Super Fácil

Como Fazer Ricota Caseira Super Fácil

Ricota caseira! Mais fácil impossível! Ela temperadinha, com sal e ervas finas vai levar o seu café a outro nível! Já adoçada é uma dose a mais de proteína e cremosidade nos seus smoothies e sobremesas! Então gente, fica deliciosa, eu comeria pura!

ASSISTA COMO FAZER RICOTA CASEIRA SUPER FÁCIL:

Leite, suco de limão e uma peneira com pano — isso é tudo que você precisa pra fazer uma bela duma ricota cremosa e caseira.

Assim, eu a uso na minha receita de quiche de espinafre com ricota low carb, em saladas ou como base para pastinhas e patês mais leves. Super versátil! E muito mais barata que a vendida no mercado vamo combiná!

Como Fazer Ricota Caseira Super Fácil

Em primeiro lugar, para fazer essa ricota caseira, eu recomendo que você utilize leite integral. Se você fizer com leite desnatado, pode correr o risco da receita não dar certo. Se você tiver o privilégio de usar um leite cru, direto da fazenda, vai fundo, mermão. Mas se for usar o pasteurizado mesmo, eu indico o Leitíssimo, fica muito mais gostoso! Apesar de que com o de saquinho ou até mesmo o UHT dá certo sim.

Como Fazer Ricota Caseira Super Fácil

Por ser fresca, essa ricota caseira fica muito saborosa! Fora que voce pode controlar se quer mais sequinha, tipo um queijo (eu gosto desse jeito!) ou mais molhadinha. Então, é só controlar o tempo que você vai deixa-la drenando. Mais molhadinha ela pode ser usada em pizzas e lasanhas. Mais sequinha ela serve pra recheios e sobremesas! Se você moldar a ricota num recipiente e levá-la a geladeira durante uma noite inteira, ela fica na forma de queijo!

1 litro de leite rende quase 2 xícaras de ricota! E dura uma semana na geladeira! Que economia, viu? Dá ricota pra receitinhas e ainda sobra pra semana!

Como Fazer Ricota Caseira Super Fácil

Como Fazer Ricota Caseira Super Fácil

Tempo de Preparo: 5 mins

Tempo de Cozimento: 15 mins

Total: 20 mins

Rendimento: 2 xícaras

Autor: Juliana Menezes

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral de boa qualidade
  • 1 limão
  • Uma peneira grande
  • 1 pano de prato bem limpo (uso 1 só pra ricota e leite de coco)

Modo de Fazer

  1. Primeiramente, ferva o leite somente até aparecerem pequenas bolinhas na superfície.
  2. Logo após, desligue o fogo, esprema o limão e mexa bem. Aguarde uns 5 minutos para o leite coalhar.
  3. Em seguida, despeje o leite coalhado numa peneira coberta com um pano de prato com um recipiente embaixo para recolher o soro.
  4. Aguarde chegar na consistência desejada (10 a 60 minutos), dependendo do quão molhada ou seca você prefere (eu deixo uns 15 minutos, mas dou uma espremida no pano). Se a sua ricota ficar mais seca do que você gostaria, basta acrescentar um pouco do soro de volta.
  5. A ricota dura 1 semana na geladeira!

Agora que você tem uma ricota caseira pronta, veja nossas receitas que utilizam ricota como ingrediente!

Compartilho essa Ricota Caseira Super Fácil com todo meu amor. Espero que você goste tanto quanto nós. Então, se você fizer, me conta! Eu adoraria saber! E se você gostou dessa receita, não se esqueça de avaliá-la! Bom apetite!

Como Fazer Ricota Caseira Super Fácil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.