Faça o Melhor Sonho de Fermentação Natural com Descarte de Levain

Faça o Melhor Sonho de Fermentação Natural com Descarte de Levain

Rate this post

Faça o Melhor Sonho de Fermentação Natural com Descarte de Levain

Faça o Melhor Sonho de Fermentação Natural com Descarte de Levain

Faça os sonhos mais fofinhos e use seu descarte de levain com esta receita deliciosa de sonho de fermentação natural! Prepare no mesmo dia ou descanse os sonhos durante a noite para prepará-los bem cedinho pro seu café da manhã. De qualquer forma, você vai se deliciar com essa receita incrível!

“Estes são os melhores sonhos que já provei!” Meu marido, Leandro disse. E gente, ele não está exagerando. Esse sonho de fermentação natural, usando o descarte de levain fica fofinho e delicioso. A fermentação natural torna ele melhor digerível e mais leve para nosso organismo o que torna uma maneira mais saudável de comer um docinho!

O QUE É O DESCARTE / LEVAIN?

Levain é um fermento natural feito de farinha, água e do ar ao nosso redor, e é normalmente usado para fermentar o pão de fermentação natural, ou pão sourdough. O “descarte” do levain é a parte que normalmente vai para o lixo, pois é a parte do fermento que não será utilizado para fazer o pão sourdough. Esse descarte pode ser salvo e utilizado para fazer outras receitas saborosas.

Agora, você pode estar se perguntando: “por que usar o descarte de levain?” Algumas pessoas que tem um levain em casa realmente odeia desperdiçar o descarte toda vez que alimentamos nosso levain. Então, precisamos ser criativos e usa-lo em receitas como esta. Se você tiver um levain gostoso, o descarte também adiciona um leve toque de sabor. É delicioso em receitas salgadas, mas fabuloso em receitas doces! Nesta receita de sonho de fermentação natural, acho que o descarte quebra um pouco a doçura. E o fato de esses sonhos serem doces, mas não muito doces, mesmo recheados com creme confeiteiro, é o que os deixa com gosto de sonho de padaria chique!

O QUE MAIS VOCÊ PODE FAZER COM O DESCARTE DE MASSA FERMENTADA?

Você também pode estar curioso sobre como assar esses sonhos. Não faça isso. Esta receita não é para sonhos assados ​​e você não terá os melhores resultados. Para obter a textura leve e arejada, você precisa do calor que o óleo fornece. Neste caso, nem mesmo a airfryer conseguiu deixa-los gostosos (eu tentei fazer alguns na airfryer e achei que ficaram um pouco mais massudos!). E eu sou aquela pessoa que realmente odeia o cheiro de óleo de fritura, então saiba que os resultados valem a pena se eu estiver lhe dizendo para fritar. Prometo!

E provavelmente uma das minhas coisas favoritas sobre esta receita, é que você PODE preparar a massa e o creme à noitinha e deixá-la descansar durante a noite, enquanto você dorme! Nem sei dizer como foi bom preparar a massa na noite anterior, deixar na geladeira para crescer, depois cortar e fritar os sonhos no dia seguinte enquanto fazia o café. Menos de uma hora para sonhos frescos com recheio no café da manhã foi incrível! 

Portanto, salve essa receita, guarde seu descarte e prepare-se para fazer alguns dos melhores sonhos de fermentação natural que você já experimentou! Bom apetite!

Como fazer o Sonho de Fermentação Natural:

produção: CERCA DE 16 DONUTS

tempo de preparação: 20 MINUTOS

tempo de fermentação: 45 MINUTOS

refrigeração: 1 HORA

tempo total: 2 HORAS

Ingredientes da massa:

  • 1/2 xícara de descarte de levain
  • 3/4 xícara de leite integral
  • 1/4 xícara de açúcar granulado
  • 2 e 1/4 de colheres de chá de fermento seco ativo
  • 2 ovos grandes, ligeiramente batidos
  • 8 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 3 e 1/3 de xícaras de farinha de trigo, e mais um pouco mais para polvilhar
  • 1 colher de chá de sal
  • Óleo de coco em spray ou derretido (para pincelar)
  • Óleo para fritar

Ingredientes do creme de confeiteiro:

  • 4 unidades gema
  • 4 colheres (sopa) amido de milho
  • 2 xícaras (chá) leite
  • 1/2 xícara (chá) açúcar refinado
  • 1 unidade fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
  •  

Modo de preparo do sonho:

  1. Coloque o leite em uma tigela de vidro própria para microondas e aqueça por 20 segundos para que fique bem quente, mas não muito quente. Você não quer queimar o levain!
  2. Logo após, despeje o leite na tigela da sua batedeira equipada com o gancho de massa. Junte o açúcar e polvilhe o fermento por cima. Deixe a mistura descansar por 5 minutos até que pareça um pouco espumosa. Enquanto isso, derreta a manteiga e deixe esfriar um pouco.
  3. Em seguida, junte o descarte do levain, os ovos, a manteiga (que já não deve estar quente) e o sal.
  4. Adicione a farinha em 3 porções e mexa até incorporar. Se você estiver usando a batedeira, sove em velocidade baixa por 4-5 minutos até ficar homogêneo. Caso contrário, amasse o melhor que puder com as mãos. Tente não adicionar muita farinha. A massa fica macia e ligeiramente úmida, mas não deve ser pegajosa.
  5. Coloque a massa em uma tigela levemente untada com óleo e tampe. Leve à geladeira por 1 a 2 horas, até esfriar, ou durante a noite (cerca de 8 a 10 horas).

Enquanto isso, prepare o creme confeiteiro:

  1. Em uma tigela, misture as gemas com o amido de milho. Reserve. 
  2. Em uma panela, adicione o leite e o açúcar refinado e aqueça em fogo médio, sem levantar fervura. 
  3. Adicione delicadamente metade do leite com açúcar na mistura de gemas reservadas, mexendo sem parar para não empelotar.
  4. Volte a mistura para a panela com a outra metade do leite, e cozinhe em fogo médio sem parar de mexer, por 5 minutos ou até engrossar. 
  5. Desligue o fogo e adicione a essência de baunilha.
  6. Transfira para uma tigela e cubra com filme plástico em contato com o creme para não criar película.
  7. Coloque na geladeira e espere esfriar para rechear o sonho.

Montagem do sonho:

  1. Depois que a massa do sonho descansar, retire da geladeira e coloque sobre uma superfície levemente enfarinhada. Abra com um rolo de macarrão até ficar numa espessura de 3cm. Corte os sonhos com um cortador de massa em formato de circulo ou use um copo ou xícara de boca grande.
  2. Coloque os sonhos cortados em assadeiras forradas com papel manteiga levemente enfarinhados. Deixe espaço suficiente entre eles para se expandirem. Pulverize com um pouco de óleo em spray (ou pincele óleo) e cubra com filme plástico. Deixe crescer 45-60 minutos em temperatura ambiente até que pareçam inchados.
  3. Perto do final do tempo de crescimento do sonho, aqueça uma frigideira grande e funda com óleo em fogo médio. 
  4. Forre 2 assadeiras com. Um terá papel pergaminho e o outro deverá ter uma camada dupla de toalhas de papel para drenar os sonhos fritos
  5. Adicione os sonhos aos poucos ao óleo quente e frite por cerca de um minuto de cada lado até que estejam dourados. Retire os sonhos fritos do óleo quente com uma escumadeira e coloque sobre as toalhas de papel para escorrer. Adicione um novo lote de sonhos ao óleo.
  6. Espere esfriar para cortar ao meio e rechear com o creme com a ajuda de um saco de confeitar ou até mesmo 1 colher. Recheie e bom apetite!
  7. Se acontecer de sobrar sonhos, você pode armazená-los em um recipiente aberto em temperatura ambiente ou levemente coberto. Porque eles tendem a suar em recipientes herméticos. Mas como acontece com todos os sonhos, eles são melhores no dia em que são feitos. Aproveite!

Veja mais receitas que utilizam o descarte do levain:

Bolo de banana com fermentação natural delicioso usando o descarte do levain

Delicioso Waffle Salgado de Fermentação Natural Feito com Descarte de Levain

Compartilho esse sonho de fermentação natural feito com descarte de levain com todo meu amor. Espero que você goste cada pedacinho tanto quanto nós. Então, se você fizer, me conta! Eu adoraria saber! Assim, se você gostou dessa receita, não se esqueça de avaliá-la! Bom apetite!

Faça o Melhor Sonho de Fermentação Natural com Descarte de Levain

Fonte de inspiração: https://goodiegodmother.com/sourdough-discard-donuts-recipe/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.