Clássico Falafel Vegano sem Glúten

Com 10 ingredientes, um delicioso falafel vegano e sem glúten, frito na frigideira até a perfeição! Uma maneira mais rápida e fácil de fazer falafel da maneira mais original e tradicional!
O falafel original
A origem do falafel é um debate contínuo e acalorado. Alguns diriam que é um alimento israelense por excelência, enquanto os palestinos afirmam suas raízes árabes, e ainda outros afirmam que se originou no Egito, Líbano ou Iêmen.
Embora não afirmemos nenhum conhecimento sobre as origens do falafel, sabemos que amamos sua textura crocante e sabor rico. Como não amar?
Como fazer o falafel vegano sem glúten
Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícaras de grão de bico seco
- 1/2 xícara de salsinha fresca picada
- 1/2 xícara de cebola branca picada
- De 4 a 7 dentes de alho pequenos
- 2 colheres de sopa de farinha de aveia sem glúten
- 1 e 1/2 colher de chá de sal marinho (e mais a gosto)
- 2 colheres de chá de cominho moído
- 1 pitada de cardamomo moído
- 1 colher de chá de coentro moído
- Óleo para fritar
Instruções:
Pré preparo do falafel:
- Lave o grão de bico (cru) em uma peneira de malha fina e coloque em uma panela grande. Cubra com 5 cm de água e leve para ferver em fogo alto. Ferva por 1 minuto. Em seguida, cubra, retire do fogo e deixe descansar por 1 hora. Em seguida, escorra e enxágue levemente e seque bem
- Enquanto isso, coloque a salsa, a cebola e o alho no processador de alimentos. Misture até ficar bem processado. Reserve.
Falafel:
- Assim que o grão de bico estiver levemente resfriado e seco, coloque no processador de alimentos, junto com farinha de aveia sem glúten, sal, cominho, cardamomo e coentro. Misture bem, raspando os lados conforme necessário. Isso pode levar de 4 a 5 minutos para incorporar totalmente todas as especiarias e ervas. Deve ficar uma pasta com pedacinhos de grão de bico e ervas.
- Experimente um pouco e ajuste as especiarias / sal / ervas conforme necessário. Em seguida, cubra e deixe na geladeira por 1 hora para permitir que os sabores se fundam e a textura fique mais firme.
- Depois de resfriado, retire da geladeira e retire 1 e 1/2 colher de sopa e gentilmente forme pequenos discos com as mãos. Se o falafel não estiver grudando, a massa pode precisar ser mais misturada ou polvilhada com um pouco mais de farinha de aveia se estiver muito úmida.
- Uma vez que seus falafels estejam formados (aproximadamente 24 no total), aqueça uma frigideira grande em fogo médio / médio-alto. Quando estiver bem quente, adicione óleo suficiente para criar uma camada fina no fundo da panela e espere 1 a 2 minutos para que o óleo aqueça. Em seguida, coloque apenas a quantidade de falafel que caiba confortavelmente na panela e cozinhe por 2-3 minutos de cada lado. Assim que o lado inferior estiver dourado, vire suavemente, pois eles podem ser frágeis. Continue até que todo o falafel esteja cozido. Ajuste o fogo conforme necessário se eles estiverem dourando muito rápido ou se não estiverem cozinhando rápido o suficiente.
Esses falafels são deliciosos por conta própria com homus ou molho de tahine. Sirva com uma salada, ou aprecie sozinho!
Para congelar, frite o falafel e deixe esfriar. Em seguida, coloque em um recipiente e congele por até 1 mês. Reaqueça em um forno a 190 graus C até que esteja totalmente aquecido.
Espero que você ame esse falafel tanto quanto eu amei. Se você experimentá-lo, depois me diga o que achou! Deixe um comentário e avalie a receita. Bom apetite!
Veja aqui mais receitas veganas:
Aprenda a fazer Pumpkin Pie Spice: o famoso tempero do outono americano
Brownie Fit 3 Ingredientes Super Fácil
Molho de Tahine de 4 Ingredientes Vegano
Açaí Fit Super Cremoso com apenas 2 ingredientes

Fonte: @bloghortela