Clássico Falafel Vegano sem Glúten

Clássico Falafel Vegano sem Glúten

Clássico Falafel Vegano sem Glúten

Clássico Falafel Vegano sem Glúten

Com 10 ingredientes, um delicioso falafel vegano e sem glúten, frito na frigideira até a perfeição! Uma maneira mais rápida e fácil de fazer falafel da maneira mais original e tradicional!

O falafel original

A origem do falafel é um debate contínuo e acalorado. Alguns diriam que é um alimento israelense por excelência, enquanto os palestinos afirmam suas raízes árabes, e ainda outros afirmam que se originou no Egito, Líbano ou Iêmen. 

Embora não afirmemos nenhum conhecimento sobre as origens do falafel, sabemos que amamos sua textura crocante e sabor rico. Como não amar?

Como fazer o falafel vegano sem glúten

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícaras de grão de bico seco
  • 1/2 xícara de salsinha fresca picada
  • 1/2 xícara de cebola branca picada
  • De 4 a 7 dentes de alho pequenos
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia sem glúten
  • 1 e 1/2 colher de chá de sal marinho (e mais a gosto)
  • 2 colheres de chá de cominho moído
  • 1 pitada de cardamomo moído
  • 1 colher de chá de coentro moído
  • Óleo para fritar

Instruções:

Pré preparo do falafel:

  1. Lave o grão de bico (cru) em uma peneira de malha fina e coloque em uma panela grande. Cubra com 5 cm de água e leve para ferver em fogo alto. Ferva por 1 minuto. Em seguida, cubra, retire do fogo e deixe descansar por 1 hora. Em seguida, escorra e enxágue levemente e seque bem
  2. Enquanto isso, coloque a salsa, a cebola e o alho no processador de alimentos. Misture até ficar bem processado. Reserve.

Falafel:

  1. Assim que o grão de bico estiver levemente resfriado e seco, coloque no processador de alimentos, junto com farinha de aveia sem glúten, sal, cominho, cardamomo e coentro. Misture bem, raspando os lados conforme necessário. Isso pode levar de 4 a 5 minutos para incorporar totalmente todas as especiarias e ervas. Deve ficar uma pasta com pedacinhos de grão de bico e ervas.
  2. Experimente um pouco e ajuste as especiarias / sal / ervas conforme necessário. Em seguida, cubra e deixe na geladeira por 1 hora para permitir que os sabores se fundam e a textura fique mais firme.
  3. Depois de resfriado, retire da geladeira e retire 1 e 1/2 colher de sopa e gentilmente forme pequenos discos com as mãos. Se o falafel não estiver grudando, a massa pode precisar ser mais misturada ou polvilhada com um pouco mais de farinha de aveia se estiver muito úmida.
  4. Uma vez que seus falafels estejam formados (aproximadamente 24 no total), aqueça uma frigideira grande em fogo médio / médio-alto. Quando estiver bem quente, adicione óleo suficiente para criar uma camada fina no fundo da panela e espere 1 a 2 minutos para que o óleo aqueça. Em seguida, coloque apenas a quantidade de falafel que caiba confortavelmente na panela e cozinhe por 2-3 minutos de cada lado. Assim que o lado inferior estiver dourado, vire suavemente, pois eles podem ser frágeis. Continue até que todo o falafel esteja cozido. Ajuste o fogo conforme necessário se eles estiverem dourando muito rápido ou se não estiverem cozinhando rápido o suficiente.

Esses falafels são deliciosos por conta própria com homus ou molho de tahine. Sirva com uma salada, ou aprecie sozinho!

Para congelar, frite o falafel e deixe esfriar. Em seguida, coloque em um recipiente e congele por até 1 mês. Reaqueça em um forno a 190 graus C até que esteja totalmente aquecido.

Espero que você ame esse falafel tanto quanto eu amei. Se você experimentá-lo, depois me diga o que achou! Deixe um comentário e avalie a receita. Bom apetite!

Veja aqui mais receitas veganas:

Aprenda a fazer Pumpkin Pie Spice: o famoso tempero do outono americano

Brownie Fit 3 Ingredientes Super Fácil

Salsa Mexicana Vegan Low Carb

Molho de Tahine de 4 Ingredientes Vegano

Açaí Fit Super Cremoso com apenas 2 ingredientes

Clássico Falafel Vegano sem Glúten

Fonte: @bloghortela